25/08/2011

10 curiosidades sobre a história da Stock Car

Não é novidade pra ninguém que a Stock Car é uma das maiores paixões nacionais, um grande exemplo disso é o sucesso que o GP Bahia de Stock Car tem feito em Salvador. A cada nova edição da corrida, os baianos se interessam mais pelo evento e lotam o circuito Ayrton Senna no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Mas se você pensa que essa é uma paixão recente está muito enganado, pois o Campeonato Brasileiro de Stock Car acontece há mais de 30 anos, e pra você ficar por dentro da história da Stock separamos dez curiosidades bem interessantes, confira abaixo:

  1. No dia 22 de abril de 1979 aconteceu a primeira prova do Campeonato Brasileiro de Stock Car, realizada no Autódromo de Tarumã, RS;
  1. Todos os carros da primeira corrida eram do modelo Opala com motores de seis cilindros, e apesar do piloto carioca José Carlos Palhares ficar com a Pole Position, foi o piloto Affonso Giaffone quem venceu a primeira prova;
  1. De 1989 a 1995, a Stock Car teve um único vencedor, o piloto Ingo Hoffmann, que na época havia acabado de voltar da Fórmula 1;
  1. Em 1982 o Campeonato Brasileiro de Stock Car desembarcou em Portugal, mais precisamente no Autódromo de Estoril;
  1. A partir de 2000, vários fatores ligados à nova administração do campeonato, como a parceria com a Rede Globo, elevou a Stock Car à principal categoria automobilística do Brasil;
  1. Na temporada de 2005, a Stock desembarcou na terra dos nossos hermanos argentinos, no Autódromo Oscar Gálvez, onde cerca de 70 mil pessoas viram o piloto Giuliano Lossaco vencer a prova;
  1. Em 2006, a marca Volkswagen-Bora entrou para o time da Stock Car, e enquanto o veterano Ingo Hoffmann chegava a sua centésima vitória, Cacá Bueno vencia seu primeiro campeonato;
  1. Em 2007, Cacá Bueno consagrou-se como bicampeão e a Stock ganhou um novo patrocinador que também passou a dar nome ao campeonato, que agora passava a ser Copa Nextel Stock Car;
  1. Na temporada de 2008, o campeonato ganhou a emocionante “Corrida do Milhão” e o piloto Ricardo Maurício foi consagrado como grande campeão;
  1. Nos dois últimos anos, a Stock Car teve mudanças nos modelos dos carros, que ficaram mais tecnológicos e seguros, e na quantidade de carros por corrida; que passou a ser de 32. Além disso, o campeonato foi rebatizado para a atual Copa Caixa Stock Car.

E aí curtiu as curiosidades? Então fique ligado nas nossas mídias que vem muito coisa legal por aí sobre a Stock Car.

Fonte: Site Oficial da Stock Car

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!