06/07/2016

10 dicas para andar de bike com segurança.

Você já parou para pensar que uma grande maneira de ajudar no trânsito, é deixar o carro em casa e utilizar outros meios de transporte? Aproveite, por exemplo, a utilização de bicicletas para se locomover e faça um bom uso delas. Assim, você ajudará a melhorar o tráfego e ainda dará uma mãozinha para o meio ambiente.

Trouxemos algumas dicas para você andar de bicicleta com mais segurança nas cidades. Ponha o capacete e pé na estrada!

A primeira grande dica é: Apareça!

No bom sentido, claro. É extremamente importante estar bem visível para os motoristas. Como? Através da utilização de luzes e reflexivos na bike, no capacete e na roupa, por exemplo. A ideia é aparecer. Ah! Evite o uso de roupas escuras durante a noite, ok?

Evite andar muito próximo à calçada.

É importante que você tome a pista em que está andando e faça com que o motorista tenha que sair da área em que está para fazer a ultrapassagem. O ideal é utilizar pelo menos um terço da pista. Segundo especialistas, esta é uma das principais causas de acidente. Fique esperto!

Evite andar na contramão.

Andar na direção contrária dos carros é mais seguro e dará maior visibilidade? Claro que não! É extremamente perigoso, pois a velocidade dos carros em relação a você é muito maior e as chances de acidentes graves aumenta bastante. Ande sempre no mesmo sentido que os automóveis. 😉

Escolha a bike certa!

O mercado oferece dezenas de modelos e a escolha certa da bike também é muito importante. É preciso que a sua bicicleta seja confortável e esteja sempre bem regulada e bem cuidada. Vale fazer uma pesquisa antes de adquirir um modelo e até mesmo conversar com ciclistas experientes.

Comece por trajetos simples.

Nada de querer cruzar a cidade logo nos primeiros dias de pedalada. Quando você adquirir mais experiência, poderá se arriscar em trajetos maiores. Segurança em primeiro lugar!

Acessórios são extremamente importantes.

O uso do capacete é essencial, não saia sem ele de casa. Ele protege e ainda garante uma maior visibilidade, como dissemos na primeira dica. Para proteger as mãos, é interessante a utilização de luvas, no caso de uma queda o aparato evita que elas fiquem ardendo no contato com o guidom. Se fizer frio, ou chuva, utilize as luvas mais fechadas para que seus dedos não enrijeçam. =)

Busque rotas alternativas.

Analise e conheça os trajetos que fogem das grandes avenidas e ruas movimentadas, para então utilizá-los a seu favor. Quando se está no carro é difícil perceber, mas os bairros oferecerem porções de ruas mais calmas, perfeitas para os ciclistas. Conheça-as!

Sempre alerta!

Já diz o lema dos escoteiros e vale muito para os ciclistas. Ficar atento a todos os movimentos do trânsito é extremamente básico. Então, lembre-se! Nada de colocar fone de ouvido e “esquecer” dos outros barulhos.

Respeite o trânsito.

Isso vale também para os motoristas, pois respeito e trânsito devem sempre andar juntos. O tráfego desrespeitoso pode colocar a vida em risco, sendo um preço muito alto a se pagar. Prefira sempre o uso da gentileza ou educação. Gentileza gera gentileza, já diz o bordão.

Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Dialogue, sempre. Esteja preparado para ouvir reclamações e gritos mal-educados de motoristas. Infelizmente, nem todos respeitam os ciclistas. Aja com cautela, evite entrar em conflito e quando necessário estabeleça um diálogo para resolver as situações.

Agora que você já está por dentro de algumas dicas, pegue a sua bike, seus assessórios e siga o seu caminho, sempre com planejamento e extremo cuidado.

Fontes:
http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/11-dicas-para-andar-de-bicicleta-com-mais-seguranca-nas-cidades/
http://jovem.ig.com.br/esportesradicais/10-dicas-para-voce-sobreviver-de-bicicleta-na-cidade/n1597189731191.html
http://ciclovivo.com.br/noticia/dicas_para_andar_de_bike_com_seguranca_em_grandes_cidades

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!