07/11/2017

Redução de custos com a frota: 5 dicas para economizar

70% das empresas concordam que a terceirização é uma das principais medidas para reduzir custos, segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC). Ao terceirizar uma frota de veículos, por exemplo, a maioria dos custos fica por conta da locadora.

Mas, para gerar ainda mais economia, você precisa realizar uma boa gestão. Para te ajudar nesse desafio, listamos 5 dicas para reduzir os custos com a frota. Confira!

Faça um planejamento

Um bom planejamento é fundamental para eliminar custos e aumentar a produtividade. Planeje as viagens dos veículos considerando distribuição de carga, prazo de entrega, combustível, condições das estradas, pedágios, volume de tráfego, entre outros, para saber o que pode ser economizado.

Capacite os motoristas

Aceleração e desaceleração do veículo, bem como a passagem incorreta das marchas, provocam maior gasto de combustível e desgaste de peças. Por isso, é preciso capacitar os motoristas para evitar despesas desnecessárias. Vale também instruí-los sobre direção segura e prevenção de multas

Realize manutenções preventivas

A realização de manutenções preventivas traz inúmeras vantagens que impactam os custos e a segurança dos condutores. Para evitar manutenções corretivas, indisponibilidade da frota e gastos excessivos com pneus, por exemplo, é preciso respeitar as características de cada veículo e realizar a revisão com frequência.

Gerencie o combustível

O combustível, assim como os pneus, é responsável por grande parte das despesas com a frota de veículos. Para economizá-lo, é preciso praticar a direção eficiente, planejar bem as rotas e escolher bons fornecedores.

Utilize a tecnologia a seu favor

É cada vez maior o número de aplicativos e sistemas que auxiliam gestores a realizar uma boa administração da frota. Um exemplo é o LM Mobile, que permite o agendamento de manutenções e a acompanhamento do histórico dos veículos. Aproveite essas aplicações para melhorar sua gestão.

A terceirização de frotas pode ser uma excelente oportunidade para reduzir custos na sua empresa. Mas não esqueça que a economia pode ser ainda maior se uma boa gestão da frota for realizada. Seguindo as dicas deste post, a redução de custos com sua frota está garantida!

Agora que você já sabe como reduzir custos, confira 3 erros que você não pode cometer na gestão da frota terceirizada!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!