13/11/2017

7 dicas para aumentar a vida útil do veículo

Manutenções, combustível, pneus, documentação, limpeza… São muitos os cuidados que um veículo exige para evitar problemas. Nesse post, listamos 7 dicas para aumentar a vida útil do carro. Confira!

Faça manutenções preventivas

As manutenções preventivas são fundamentais para conferir se os diferentes sistemas do veículo estão em bom estado de funcionamento. Caso alguma peça esteja com problemas, a troca precoce impede que uma reação em cadeia afete outros elementos do carro.

Utilize combustível de qualidade

Combustíveis adulterados geralmente são mais baratos que os de boa qualidade, mas provocam inúmeros problemas no carro, como peças corroídas e até o comprometimento do motor. Por isso, abasteça apenas em locais confiáveis.

Fique atento aos avisos no painel

O painel dos carros conta com uma série de indicadores ligados a diferentes sistemas do veículo. É importante conhecer o painel para identificar possíveis sinais de que algo está errado. Para isso, confira o manual.

Tenha bons hábitos de direção

A vida útil do veículo também está ligada aos hábitos de quem o guia. Dirija sempre com segurança e responsabilidade, além de evitar a sobrecarga de freios, embreagem e outros componentes.

Dê atenção aos pneus

Pneus em más condições ou descalibrados afetam vários sistemas do veículo. Por isso, não deixe de realizar calibragem, alinhamento e balanceamento dos pneus, além de trocá-los no período ideal.

Não esqueça das trocas

Óleo do motor, água do radiador, filtro de ar, filtro de combustível… Diversos componentes do carro devem ser trocados regularmente. Fique atento aos prazos para não desgastar peças e sistemas.

Mantenha a limpeza em dia

A limpeza do carro não é importante apenas para o aspecto visual, mas também para a vida útil do veículo e a saúde de quem o utiliza. Sujeira acumulada nos bancos e carpetes, por exemplo, pode danificar esses componentes e provocar alergias.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!