01/07/2017

7 fatores que aumentam o consumo de combustível

O combustível é uma das maiores fontes de custos com a frota de veículos. Através de uma boa gestão e de algumas ações simples, entretanto, é possível reduzir esta despesa significativamente. Se você procura maneiras definitivas de economizar combustível, pare de se preocupar agora mesmo. No post de hoje, você conhecerá 7 fatores que influenciam (e muito!) o consumo de combustível. Confira!


Condução inadequada

A forma de condução do veículo influencia diretamente o consumo de combustível. Acelerações e desacelerações constantes, bem como a passagem incorreta das marchas, provocam maior gasto. Por isso, procure conduzir o veículo a uma velocidade constante e troque as marchas nos momentos corretos, que costumam ser indicados no manual do veículo.


Vidros abertos

Com as janelas abertas, o ar entra no veículo e aumenta a resistência aerodinâmica, exigindo mais energia para o deslocamento e, consequentemente, maior gasto de combustível. Para saber como escolher quando abrir os vidros ou ligar o ar-condicionado, confira o item abaixo.


Ar-condicionado ligado

O uso do ar-condicionado aumenta o consumo do combustível. Mas, na hora de decidir entre usar o aparelho ou abrir os vidros, saiba que o ar gera mais gastos quando utilizado em velocidades menores que 70 km/h. Ou seja, quando a velocidade for maior que essa, prefira o ar-condicionado. Em velocidades menores, abrir os vidros gera mais economia.


Excesso de carga

Quanto mais pesado o veículo, maior o esforço necessário para a movimentação e, consequentemente, maior o gasto de combustível. Evite carregar objetos pesados sem necessidade no porta-malas, por exemplo, e confira o peso que o fabricante indica no manual.


Pneus descalibrados e desalinhados

Pneus descalibrados e desalinhados, além de impactar na segurança, também podem influenciar no consumo. Realize calibragem e alinhamento a cada 10 mil quilômetros, de acordo com a recomendação do fabricante ou sempre que algum desgaste aconteça.


Filtro de ar entupido

O filtro de ar separa e descarta as partículas em suspensão no ar que é aspirado pelo motor, garantindo que o ar necessário para a combustão chegue puro à câmara. Se este filtro está entupido, as impurezas dificultam a entrada de ar no motor, o que eleva o consumo de combustível. O filtro de ar deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros ou de acordo com as recomendações do fabricante.


Velas desgastadas

A função da vela é gerar energia na câmara de combustão para que haja a queima da mistura de ar e gasolina. Por isso, ela é um dos itens que mais influenciam no consumo de combustível. Se ela está ruim, a queima de combustível fica irregular e o sistema de ignição injeta mais combustível para produzir a força que o carro necessita. Troque as velas de acordo com as recomendações do fabricante. Se alguma peça do conjunto estragar antes do período indicado pela montadora, troque todos os elementos do sistema. E então, vai continuar a gerar gastos que podem ser evitados? Não esqueça que realizar uma condução eficiente do veículo, além de encaminhá-lo para manutenções preventivas com a frequência necessária, são fundamentais para economizar combustível.

Agora, aprenda quando escolher entre álcool ou gasolina!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Muito bom! Ótimas dicas

    Marcos André - 7 ago 2017 Responder
    • O meu carro esta bebendo muito ja foi feito regulagem nos bicos trocado velas não mudou nada motor 1.7 fazendo 7,1 por litro

      Valmir Ramos - 9 abr 2018 Responder