24/10/2012

Brasil na rota dos grandes: marcas mundiais marcam presença no Salão do Automóvel de São Paulo

Tendo como valores modernidade, paixão, tendência, desejo e inovação, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo chega a sua 27ª edição este ano com números que impressionam: são 49 marcas (eram apenas 12 montadoras em 1960) expondo 500 carros (50 a mais que em 2010) no Pavilhão de Exposições do Anhembi (palco do show room automobilístico desde que foi inaugurado na década de 1970).

O evento que, inicialmente, era regional, agora atrai os olhos do mundo todo – vide a presença do presidente mundial da alemã Volkswagen, Martin Winterkorn, e de um dos vice-presidentes da Ford, Jim Farley. O interesse das empresas pelo Brasil se reflete no número de fábricas: são treze já instaladas e mais três em construção – e a BMW já confirmou o compromisso de produzir automóveis no país.

Separamos alguns dos destaques anunciados antes da abertura oficial do Salão do Automóvel para o grande público. Confira:

SLS GT3 45th – Mercedes

Fazendo parte das comemorações dos 45 anos da marca AMG – fundada em 1967 como uma preparadora de carros –, o SLS GT3 traz diversas tecnologias do automobilismo. Sem contar que há somente cinco dele no mundo todo – um, inclusive, vendido no Brasil.

Desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, o SUV Taigun teve sua estreia mundial no Salão do Automóvel de São Paulo.

Chegada da Haima

A chinesa Haima aportou no Brasil diretamente no Salão do Automóvel de São Paulo, disponibilizando três modelos: Haima 2, Haima 3 e Haima 7. A montadora tem ainda planos de instalar uma fábrica no país em 2013.

Airbags para pedestres no V40 – Volvo

Airbag para pedestres. Sim, você leu corretamente: a marca aposta na proteção do pedestre como principal trunfo para diferenciar seu modelo no segmento de hatchbacks premium. Sensores na dianteira do veículo acionam bolsas que são infladas no para brisa e nas colunas dianteiras ao detectar o impacto com pernas humanas, minimizando seus ferimentos – tudo isso em questão de centésimos de segundo.

Redução do IPI até 31 de dezembro

Acompanhada por autoridades e executivos, a presidente Dilma Rousseff anunciou a prorrogação da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) até o dia 31 de dezembro deste ano durante a visita que fez ao Salão do Automóvel de São Paulo. Essa deve ser a última prorrogação da redução do imposto, que já havia sido prorrogada em agosto.

Se tiver a oportunidade, não deixe de visitar o Salão do Automóvel até dia 4/11! Mais informações disponíveis em http://www.salaodoautomovel.com.br/

Referências: Site do Salão, Site do Jornal Nacional, Auto Esporte, Quatro Rodas

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!