22/10/2017

Carteira de habilitação digital: tire todas as suas dúvidas

No dia 25 de julho de 2017, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), proposta pelo Ministério das Cidades. O objetivo do projeto é permitir que as CNHs possam ser acessadas por meio de um aplicativo no celular. Descubra, neste post, as respostas para todas as suas dúvidas sobre a carteira de habilitação digital!

A carteira de habilitação digital vale tanto quanto a impressa?
Sim. A carteira digital pode ser apresentada a qualquer autoridade de trânsito com o mesmo valor legal da carteira impressa. Assim, caso esqueça o documento em papel, pode apresentar a versão digital.

A carteira de habilitação digital já está valendo?
Uma versão de testes da CNH eletrônica está disponível desde agosto de 2017, mas a medida passa a valer em todo o Brasil a partir de fevereiro de 2018.

Como funciona a CNH digital?
A carteira de habilitação poderá ser apresentada a partir de um aplicativo no celular. A autoridade de trânsito comprova a validade da carteira através de um leitor de QRCode, um código semelhante ao código de barras.

Ainda posso usar a CNH impressa?
Sim. As carteiras de habilitação impressas continuarão a ser emitidas normalmente.

A carteira digital tem validade?
Sim. A carteira digital tem a mesma validade que o documento impresso.

Como solicitar a carteira de habilitação digital?
Para solicitar a carteira digital, você precisa se cadastrar no site de serviços do Denatran. O cadastro será ativado por meio de um link enviado ao e-mail que você fornecer. O próximo passo é realizar a ativação no smartphone no qual deseja ter acesso a CNH. Você também precisará cadastrar um PIN, senha que será solicitada sempre que desejar acessar o documento. A autenticação será feita pela assinatura digital dos Detrans e do QRCode.

Onde baixar o aplicativo da CHN digital?
Na Apple Store, para aplicativos iOS, e na Play Store do Google, para aplicativos Android. Para comprovar se é o aplicativo correto, verifique se o desenvolvedor é o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que criou o sistema.

É preciso pagar pela CNH digital?
Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) deverão decidir sobre a possível cobrança de taxas para emissão da carteira digital.

A CNH digital é segura?
Sim. Uma série de recursos técnicos, como criptografia, certificados digitais e senhas, assegura sua proteção.

O que acontece se eu perder o celular?
Caso você perca o celular, pode bloquear o acesso ao aplicativo.

Posso verificar meus pontos no aplicativo?
Ainda não. Futuramente, talvez seja possível conferir, no aplicativo, pontuação de infrações cometidas, ser notificado quando a CNH estiver perto do vencimento e ter acesso a campanhas de trânsito.

A carteira de habilitação digital é opcional e será tão válida quanto a versão impressa a partir de fevereiro de 2018 em todo o território nacional. É uma excelente alternativa para quem costuma esquecer a habilitação para evitar multas. Agora que você não tem mais dúvidas sobre a CNH digital, siga nossa página no Facebook para ter mais dicas como essas!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!