04/12/2017

Como reduzir o consumo de combustível da frota?

Você já sabe como a terceirização de frotas promove redução de custos na empresa, mas gostaria de aumentar a economia ainda mais? Confira, nesse post, dicas de como reduzir o consumo de combustível da frota.

Planeje as rotas

A distância percorrida e as características do trajeto impactam diretamente na quantidade de combustível gasto. Por isso, fazer um bom planejamento de rotas pode ajudar na redução de custos. Você deve considerar quantidade de sinais, possibilidade de engarrafamentos, trânsito local de cada cidade, entre outros fatores.

Capacite os motoristas

O consumo de combustível também é afetado pela forma como o veículo é conduzido. Por meio de um treinamento em direção defensiva para seus motoristas, é possível economizar não apenas combustível, mas também gastos com multas e sinistros. Você também pode criar um programa de incentivo aos condutores.

Faça manutenções preventivas

Veículos que não se encontram em suas condições ideias de uso geram maiores custos com combustível e reparos. Por isso, é preciso garantir que cada peça do carro se encontra dentro das especificações indicadas pela montadora. Ter um calendário de manutenções preventivas pode resolver esse problema.

Utilize a tecnologia a seu favor

Você pode utilizar aplicativos e planilhas para acompanhar os gastos de combustível de cada veículo e cada condutor. Assim, poderá perceber se existe algo fora do normal gerando gastos desnecessários.

Gostou das dicas? Então aproveite para conhecer 7 fatores que aumentam o consumo de combustível!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!