02/08/2013

Conheça o Parking Mobility

Quem nunca viu alguém utilizando indevidamente as vagas de estacionamento reservadas para deficientes físicos? Esse tipo de situação, apesar de incorreta, é muito comum nas cidades, em diversos locais, seja nos supermercados, shoppings ou bancos.

Foi pensando nisso que uma organização sem fins lucrativos desenvolveu um aplicativo para smartphone, o Parking Mobility, que pretende ajudar a denunciar quem gosta de levar vantagem nesse tipo de situação.

A ideia é genial e atualmente funciona nas cidades dos Estados Unidos e Canadá. A utilização do aplicativo é iniciada a partir de um pressuposto simples: quantas vezes podemos ver automóveis sem a identificação de deficientes se apropriando de vagas que não deveriam ser utilizadas por eles? Às vezes tiramos fotos, postamos em redes sociais, dizemos que é absurdo e coisas semelhantes, não é mesmo? Mas termina ali, e muitas vezes nada é feito.

O Parking Mobility tem o mesmo princípio. A grande diferença é onde essas fotos vão parar e o que acontece ao motorista que ocupa a vaga sem ter direito a ela. Nos Estados Unidos já acontece em algumas cidades: o indivíduo estaciona em local inadequado e é flagrado por uma foto, ou melhor, por três imagens:
1. Uma foto traseira que mostra a placa, a marca e o modelo do veículo,
2. Outra imagem que mostra o carro, o estacionamento e o local reservado para deficientes,
3. E finalizando, uma imagem do para-brisa dianteiro, a qual permite saber se o carro é ou não autorizado a parar naquele local.

Pouco genial, ou muito genial? E não parar por aí… as fotos tiradas não vão para a sua rede social (Instagram, Twitter, Facebook e afins), ao invés disso elas vão direto para as autoridades, que, de posse da foto, emite a multa. Lembrando que, para isso, é necessário que a imagem contenha a placa do carro de forma nítida e o endereço correto da infração.

No Brasil poderia ser feito algo semelhante. Se bem organizadas, estas punições poderiam ser revertidas em para fundos municipais que promovessem melhorias na estrutura viária das cidades e melhorassem a acessibilidade para os próprios deficientes e todos os cidadãos.

Está é uma situação que pode ser estudada por nossos governantes, afinal, tudo que é bom, vem para o bem, não é mesmo? E você, o que achou deste aplicativo? Gostaria de tê-lo funcionando no Brasil? Passe a ideia adiante! 😉

Fontes:

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/julho/aplicativo-possibilita-denunciar-quem-viola-vaga?tag=ciencia-e-tecnologia
http://www.aplicativosparapcd.com/2013/02/o-aplicativo-americano-que-ajuda.html

http://www.flickr.com/photos/cbnsp

http://www.rollingrains.com

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!