27/05/2018

Cuidados que devo ter com o carro antes de viajar

 

Vai aproveitar os recesso e festejos juninos para pegar a estrada? É importante ficar atento a alguns cuidados na hora de viajar de carro. Confira as dicas que separamos para você:

 

  1.   Revisão 

Levar o veículo para mecânicos da sua confiança ou oficinas especializadas é o ideal. Não economize nessa hora e acompanhe o manual do seu carro. As informações mais comuns sobre troca, substituição e manutenção estão contidas lá.

 

  1.   Atenção com o óleo

Verifique sempre o nível de óleo e cheque se está perto de trocar. Usar pouco o carro não tira essa responsabilidade do condutor. E lembre-se sempre de verificar pela manhã, com o motor ainda frio, nunca com o motor quente.

 

  1.   Troca de filtro

Quando trocar o óleo, aproveite para trocar o filtro também. As impurezas do motor ficam prezas ao filtro e manter um filtro sujo irá contaminar o novo óleo.

 

  1.   Revisar a água

Outro cuidado importante antes de viajar é checar o nível do líquido de arrefecimento. Confira se está na marca indicada.

 

  1.   Vazamentos

Observe se há algum tipo de vazamento, até mesmo do líquido de arrefecimento, que no geral, tem uma cor rosa. Se perceber alguma mancha, avise ao mecânico o local e a cor.

 

  1.   Freios

Todo o sistema de freios deve ser revisado, incluindo o freio de mão. Esse é mais um cuidado fundamental, nunca se sabe quando os freios vão precisar ser colocados em ação.

 

  1.   Direção

A revisão do sistema de direção é outro item que é preciso ficar atento. Uma folga no sistema pode resultar em acidentes. Evite riscos.

 

  1.   Pneus e estepe

Observar o desgaste de todos os pneus do veículo – incluindo o estepe – é outro ponto fundamental. Deixá-los calibrados antes de viajar evita que o motorista passe por sufoco na estrada.

 

  1.   Geometria e balanceamento

Além de evitar que o veículo puxe para uma determinada direção e torne a condução mais difícil, evita também o desgaste dos pneus e economiza o combustível do seu carro.

 

  1. Atenção às luzes do painel

Antes de sair com o carro, verifique todas as luzes do painel e teste os faróis e lanternas para ver se estão funcionando normalmente. Nas rodovias, andar com o farol ligado é obrigatório.

 

Seguindo essas dicas, além de evitar acidentes, você garante uma viagem mais tranquila e proveitosa. Até a próxima dica!

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!