02/04/2016

Dicas para estimular a criatividade

O ato criativo é fruto de estímulos e ações a que somos expostos. Situações corriqueiras de nosso dia-a-dia. Então, é correto afirmar que a criatividade não surge na inércia. Pensando assim, sustentar práticas que mantenham as pessoas fora da sua zona de conforto, motivadas e provocadas por novos desafios, inspirações e oportunidades ajudarão com que elas convivam em um ambiente mais criativo.

Aproveite, então, para conhecer algumas dicas de como estimular a criatividade e o pensamento inovador e aplique-as nas suas atividades diárias.

1 – Escolha o momento certo.

Sabe aquelas tarefas mais críticas e que demandarão resoluções mais elaboradas? Agende-as para o seu momento mais eficaz do dia.

2 – Estabeleça metas.

Se você tem um determinado número de chamadas para o trabalho de vendas, ou uma quantidade de relatórios a serem entregues, diga a si mesmo, que até você finalizá-los você não irá se distrair por qualquer motivo.

3 – Definir uma meta a cada dia (ou noite)

Aproveite a sua manhã e pense no que você pretende realizar naquele dia. Busque as demandas mais emergenciais e defina metas e horários para cumpri-las. Esse processo pode ser ainda mais eficaz quando planejado na noite anterior.

4 – Uso o princípio de Parreto.

Este princípio afirma que, para muitos fenômenos, 80% das consequências surgem a partir de 20% das causas. Exemplo: Uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita.

5 – Delegue alguns de seus trabalhos.

Ajuda sempre é bem-vinda! Existe alguém que pode ajudá-lo? As pessoas ao seu redor são recursos que não podem ser ignorados. Valorize os talentos de sua equipe com sabedoria para fazer as coisas rapidamente.

6 – Defina um prazo.

É importante estabelecer prazos e cumpri-los. De preferência antes para que sobre tempo para revisões, evitando possíveis erros e estresses.

7 –Defina seu próprio termo de sucesso

Seja claro com o que quer dizer com sucesso e escreva-o. Não siga definições de outras pessoas. Crie a sua e vá adiante!

8 – Envolva todos na criatividade.

Inovem em conjunto! A equipe inteira deve ser incentivada a trazer as suas próprias ideias, perspectivas e conhecimentos para ajudar a encontrar soluções criativas. Dê valor a todos!

9 –Dê boas vindas aos desafios.

Como última dica, temos que fazer uma afirmação quase que óbvia: a necessidade é a mãe da invenção! A criatividade adora uma crise. Receba-as com entusiasmo e enfrente-as!

Gostou das dicas? Aproveite-as bastante e coloque-as em prática de forma que você consiga superar desafios utilizando a criatividade.

Fonte: Alpha Graphics Salvador

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!