18/06/2017

5 dicas de segurança para viagens noturnas

Viajar à noite pode ter inúmeras vantagens, como o fluxo reduzido de veículos, menor temperatura e mais silêncio nas estradas. Por outro lado, falta de segurança, menor visibilidade e risco de sentir sono ou cansaço são maiores em viagens noturnas, o que aumenta o risco de acidentes. Entretanto, medidas simples podem ser tomadas antes e durante a viagem para garantir maior segurança. Separamos 5 delas para te ajudar. Confira!


Se prepare antes de viajar

A preocupação com segurança deve começar antes mesmo de sair de casa. Descanse bem antes de começar a viagem, pesquise sobre o roteiro que irá percorrer para conhecer trechos seguros e perigosos e planeje as paradas que terão de ser feitas.


Prepare o carro

Além de você, o carro também deve estar preparado para a viagem. Certifique-se de que o seguro está em dia e verifique as condições do veículo através de um check-up completo nas partes mecânica e elétrica, além de confirmar se todos os itens de segurança estão em perfeito estado e de abastecer o carro.


Dirija com atenção

Durante a noite, você precisa ter cuidado redobrado ao dirigir. A baixa iluminação pode impedir a visualização de buracos e animais na pista, por exemplo. Por isso, é preciso reduzir a velocidade e ter mais atenção.


Faça paradas

Em viagens longas, você deve realizar paradas para evitar acidentes causados por cansaço e sono. Nunca pare no acostamento, pois isto pode causar acidentes. Prefira parar em postos de gasolina ou locais criados especialmente para isto. Nestes locais, você pode descansar com segurança.


Respeite os outros motoristas

Dirigir com segurança também significa se relacionar bem com outros veículos. Nunca use farol alto, a não ser quando não houver iluminação auxiliar que te ajude a enxergar a estrada, pois ele pode ofuscar a visão dos motoristas em direção contrária e causar acidentes.

Viu como planejamento, responsabilidade e atenção ajudam a fazer viagens noturnas com segurança e tranquilidade? Confira outras orientações para evitar acidentes na cartilha de Direção Defensiva que a LM Frotas desenvolveu!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!