17/09/2017

Diesel: vantagens e desvantagens

Há mais de 40 anos, o uso do diesel só é permitido para automóveis de carga e de transporte coletivo no Brasil. Neste período, várias discussões têm sido feitas sobre aprovar ou não o uso do diesel para carros de passeio, o que é permitido em outros países.

Neste post, você vai descobrir as vantagens e desvantagens do diesel. Confira!

Quais são as vantagens do diesel?

A tecnologia a diesel é mais moderna, com altas taxas de compressão, que permitem maior aproveitamento da potência do motor e injeção direta de combustível. As principais vantagens do diesel são o baixo consumo e a capacidade de acelerações mais fortes. Confira:

Baixo consumo de combustível: os carros a diesel são mais econômicos;

Capacidade para acelerações mais fortes: sem elevar os gastos de combustível;

Ignição por compressão: não precisa de vela de ignição, o que permite alcançar taxas de compressão mais altas que os motores a gasolina, além de serem turbinados e possuir injeção direta de combustível;

Maior durabilidade: o motor a diesel é mais robusto e, portanto, dura mais tempo e evita idas frequentes a oficinas mecânicas;

Menos poluição: os filtros e catalisadores de carros a diesel modernos são mais avançados e conseguem neutralizar a maior parte dos gases poluentes.

 

E as desvantagens?

Por causa do avançado nível tecnológico, os carros a diesel costumam ser mais caros. Por outro lado, eles são mais econômicos, duram mais e possuem alto valor de revenda, o que pode compensar seu valor de aquisição.

Confira as desvantagens do diesel:

  • Maior custo de aquisição: os carros a diesel são mais caros por causa do nível de tecnologia utilizado;
  • Maior vibração: carros a diesel vibram mais, mas já existem medidas para atenuar esta característica, como através de calibragens especiais e materiais abafadores e isolantes.

 

Assim, conhecendo estas vantagens e desvantagens do diesel, como o alto custo de aquisição, baixo consumo de combustível e maior durabilidade do motor, é mais vantajoso utilizar este combustível em veículos que rodam com mais frequência.

Gostou do post? Então, confira as diferenças entre diesel, gasolina e álcool!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!