18/04/2018

Dirigir na chuva só se for com segurança

O inverno se aproxima, as chuvas são mais frequentes e o perigos nas estradas aumenta. Nós, como bons parceiros que somos, sempre preocupados com o seu desempenho nas estradas, resolvemos reunir algumas dicas importantes sobre segurança no trânsito em períodos chuvosos.

Vamos começar falando da atenção com os faróis. Mesmo que esteja de dia, ascenda os faróis baixos para poder enxergar melhor e mostrar sua localização para os veículos que vêm em sentido contrário. Ah, é importante evitar olhar diretamente para os faróis de carros que estiverem vindo na direção contrária, pois a pista molhada multiplica a luz, o que prejudica a visão do motorista.

É importante redobrar a atenção em relação às pistas molhadas, pois elas ficam muito escorregadias. Uma dica importante para sanar este mal é diminuir a distância entre os veículos. Conhece a regra dos dois segundos? É simples. Convenciona-se em dois segundos a margem de segurança a manter do veículo da frente. Como fazer? Tome um ponto de referência da estrada, pode ser uma faixa, um poste, placa. A partir daí, conte a diferença entre a passagem do carro da frente e a do seu.

Não podemos esquecer dos freios, não é mesmo? A principal dica é ter cuidado ao frear. Alivie o pedal momentos antes de passar por um buraco, pois o veículo freado tem peso concentrado na dianteira, o que aumenta a possibilidade de danificar o carro. Importante: não freie bruscamente sem ter certeza de que não há carro atrás, isso pode evitar colisões.

Por fim, é importante falar sobre a situação de aquaplanagem (deslizamento do pneu sobre camada de água). Inicialmente, é necessário tirar o pé do acelerador, não se deve virar a direção, tampouco pisar nos freios, até que os pneus voltem a tocar a pista, permitindo virar ou frear o carro. Não é uma manobra fácil, por isso diminua a velocidade sempre que a pista estiver molhada ou com poças.

Estas são nossas dicas para que você se cuide nesse período chuvoso e não corra nenhum risco. Dirija com segurança e atenção redobrada.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!