04/04/2018

Evite desgastes físicos ao dirigir

Dirigir é uma prática diária para diversas pessoas. Mas, será que você está dirigindo de forma correta e saudável? Mesmo pessoas com bastante experiência ao volante costumam dar pouca atenção a esse fato, sofrendo com problemas causados pelo simples fato de utilizarem a maneira incorreta de dirigir. E estas acabam não percebendo o quanto isso pode comprometer a sua saúde!

Sendo assim, o Blog LM trouxe algumas medidas simples que podem ajudar a evitar o desgaste físico, assim como melhorar a concentração no trânsito.

– A primeira dica é quanto à forma como você dirige. Procure sempre dirigir com os braços e pernas ligeiramente dobrados, evitando possíveis lesões e tensões.

– A maneira como você encosta no banco é de suma importância. Apoie bem o corpo no assento e no encosto do banco, o mais próximo possível de um ângulo de 90º. O importante é deixar a sua coluna totalmente em contato com o encosto.

– A sua cabeça também deve estar confortável. Ajuste-a de forma que o encosto do banco fique à altura dos ocupantes do veículo, de preferência na direção dos olhos.

– É importante segurar o volante com as duas mãos, de forma que fiquem como os ponteiros do relógio ao marcar a posição de 9 horas e 15 minutos. Sabia dessa? Fazendo desta forma, você enxerga melhor o painel, acessa os comandos do veículo de maneira mais fácil e, nos veículos com “air bag”, não o seu funcionamento.

Importante! A direção não deve tocar as coxas. Deixe-as a distância de um punho.

– Procure manter os calcanhares apoiados no assoalho do veículo e evite apoiar os pés nos pedais quando não os estiver utilizando. Além disso, é importante utilizar calçados que fiquem bem fixos aos seus pés. Essa atitude é importante para que você possa acionar os pedais mais rapidamente e com maior eficácia.

– Não se esqueça de ajustar os cintos de segurança firmemente ao seu corpo. O correto é utilizar a faixa inferior pela região do abdômen e a faixa transversal sobre o peito, e não pelo pescoço.

– O retrovisor interno deve estar regulado de forma que visualize todo o ambiente atrás do carro. Os externos devem manter a linha horizonte no centro do espelho

Importante! Confira regularmente os espelhos retrovisores e fique atento à movimentação de outros veículos ao seu redor.

– Para finalizar, fique sempre em posição que permita enxergar bem as informações do painel e verifique sempre o funcionamento de sistemas importantes, como a temperatura do motor. Além disso, esteja sempre atento a detalhes como velocidade, combustível e sinais luminosos.

Curtiu as nossas dicas? Sabe mais alguma que possa compartilhar e enriquecer o conteúdo?

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!