04/06/2017

Gasolina comum, aditivada e premium?

Gasolina comum, aditivada e premium. Tem diferença? Qual a melhor para o meu carro? Elas impactam no desempenho do motor? Se você não sabe responder a nenhuma destas perguntas, certamente fica cheio de dúvidas na hora de abastecer. Mas não precisa se preocupar! No post de hoje, te ajudaremos a entender qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium. Confira!


As cores das diferentes gasolinas não são iguais

O primeiro fator que ajuda a diferenciar gasolina comum, aditivada e premium é a cor. Isto não representa uma diferença de desempenho, mas apenas na identificação. A gasolina comum varia de incolor a amarelada, a gasolina aditivada possui coloração esverdeada e a gasolina premium tem coloração alaranjada.


Cada uma apresenta diferentes composições

A gasolina comum é o principal combustível de veículos de passeio no Brasil. Tem percentual obrigatório de 27% de etanol anidro em sua composição, octanagem mínima é de 87 IAD (índice antidetonante) e teor máximo de enxofre de 50 ppm (partes por milhão). A queima da gasolina comum, além de lançar gases na atmosfera, deixa resíduos nas válvulas do motor. A gasolina aditivada, por sua vez, contém detergentes dispersantes e aditivos que promovem a limpeza e ajudam a melhorar a lubrificação dos componentes e o desempenho do motor. Por isso, é indicado utilizá-la sempre ou em alternância com a gasolina comum. A gasolina premium é um combustível de alta octanagem (mínimo de 91 IAD) e menor percentual de etanol anidro em sua composição: 25%. Uma alta octanagem permite que a gasolina suporte maiores pressões e temperaturas, possibilitando melhor desempenho do motor. Por isso, a gasolina premium é indicada para veículos potentes e com alta taxa de compressão, como esportivos de luxo.


Cada gasolina é indicada para um tipo de veículo

A gasolina comum pode ser usada por qualquer veículo com motor flex ou a gasolina, do mesmo modo que a gasolina aditivada, que promove maior limpeza do motor. Já a gasolina premium deve ser utilizada em carros modernos, com alta compressão, para que possam desenvolver toda a potência do motor. Na dúvida, consulte o manual do seu veículo para saber qual gasolina deve ser usada.

Neste post, você aprendeu quais as principais diferenças entre gasolina comum, aditivada e premium e como escolher qual delas deve abastecer seu carro.  Para mais dicas como estas, continue acompanhando o blog da LM Frotas!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!