17/05/2013

Gestão de Frotas: Expansão da locação de automóveis

Segundo dados levantados do Anuário ABLA 2013, o faturamento das locadoras de automóveis no país aumenta consecutivamente há nove anos. Em 2012, atingiu R$ 6,23 bilhões e estabeleceu novo recorde histórico no desempenho do setor. O faturamento do setor cresceu 9,88% em relação ao ano anterior e impactou de forma direta na indústria de veículos automotores.

A locação de automóveis continua expandindo a cobertura geográfica do país. Já está presente em todas as regiões o Brasil e, no ano passado, atingiu o número de 2.444 pontos de locação, incluindo as matrizes e franquias – 361 a mais que em 2011. A Região Sudeste conta com o maior número de lojas e São Paulo é o estado líder.Considera-se que as pequenas empresas agem apenas localmente e que a distribuição da frota acompanha a distribuição das empresas de terceirização.

O ano foi fechado com 489.548 veículos no país. As locadoras de automóveis geram quase 300 mil empregos diretos e indiretos. No que se refere ao mercado de locação, a maior demanda é gerada pela terceirização de frotas que, em 2012, atingiu 57% de todo volume registrado no Brasil.

Uma novidade no serviço é o uso da inteligência através da adoção do sistema de rastreamento da frota no qual é possível analisar a produtividade da equipe. Na LM, o sistema de rastreamento gerido pelo próprio cliente permite saber onde o veículo está e inclui várias funcionalidades, como saber a hora que o motorista entrou no carro, quantos km foram percorridos, o trajeto diário do veículo, se o motorista excedeu a velocidade máxima permitida, etc.

Outro dado é que a tendência do mercado dentro das empresas que terceirizam sua frota tem sido optar pela locação de veículos executivos também como ferramenta de beneficio não só a nível de presidência e diretoria, mas para os níveis gerência.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!