15/02/2019

Nova placa Mercosul: quando seu carro terá que utilizá-la?

Imagem: Mauro Akin Nassor

Você provavelmente já viu ou já tem um veículo circulando com uma placa diferente, contendo quatro letras e três números, apenas o nome do país e de tarja azul com fundo branco. Essa é placa Mercosul, que deve ser implementada em todo o país até o dia 30 de junho de 2019, de acordo com a determinação dada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Confira em que casos o seu carro precisará da mudança de placa:

·         Veículos que passarem pelo primeiro emplacamento;

·         Veículos usados em caso de transferência de propriedade ou se o dono mudar para outro município;

Os veículos que já estão em circulação não são obrigados a realizar a mudança de placa. De acordo com o Ministério das Cidades, órgão ao qual o Contran é subordinado, esses veículos poderão circular com a placa antiga até o fim da vida, se permanecerem com o mesmo dono e no mesmo município. Ou seja, para quem não pretende nem trocar o carro nem se mudar para outro município pode ficar tranquilo.

Se o proprietário quiser, contudo, poderá procurar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de sua unidade federativa para efetuar o emplacamento. Mas isso fica a cargo do dono do veículo.

Fonte: https://autopapo.com.br/noticia/nova-placa-mercosul-quando-utilizar/       

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!