23/02/2016

Os 13 tipos de líderes

Cada personalidade gera diferentes tipos de liderança. Afinal, saber lidar com pessoas necessita de muito cuidado e preparação. Se você é líder de uma equipe ou chefe de um departamento, é importante sempre buscar formas diferentes e cada vez mais eficientes para liderar os integrantes da sua equipe e, principalmente, gerir a sua própria personalidade.

Sendo assim, se o seu objetivo é se tornar um líder melhor e você está buscando inspirações para atingir essa meta, conheça agora 13 tipos diferentes de liderança e dicas para adaptar cada um às situações cotidianas da sua empresa.

1) O líder adaptador.

Este tipo de líder consegue se colocar acima das mais diversas situações, sejam elas fáceis ou difíceis, com o objetivo de encontrar as soluções certas e dinâmicas, e adaptar seus valores de acordo com as circunstâncias. O principal ponto positivo do líder adaptativo é que eles ajudam seus integrantes a se ajustar naquilo que não é familiar, sem comprometer a confiança de cada um, bem como sua credibilidade ou os resultados finais.

2) O líder Emocionalmente Inteligente

Este tipo de líder tem como principal característica a consciência de seus próprios sentimentos, bem como das pessoas ao seu redor. Eles conduzem de forma bastante inteligente suas próprias emoções e suas relações com outras pessoas. Além disso, sabem influenciar positivamente as pessoas ao seu redor de maneira objetiva e particular.

3) Carismático

É um tipo de liderança difícil de desenvolver, pois tem muito mais a ver com a personalidade do líder do que com uma habilidade qualquer. Os líderes carismáticos tem vários pontos positivos, dentre eles a boa companhia, e o fato de que são grandes motivadores. Mas nem só de vantagens vive o carismático. O principal fator é que esse tipo de líder deve tomar cuidado para que não invada o espaço pessoal dos integrantes da sua equipe ou tome total conta do cenário, sem deixar vagas para que outras pessoas possam se destacar.

4) Autêntico

Os líderes autênticos são aqueles que sabem combinar com nobreza a honestidade, atitude e originalidade. São constantes e disciplinados, mesmo nas situações mais adversas e perigosas.

5) “O” Líder

Não entendeu o fato das “”? Explicamos. Estas são pessoas que correm atrás de suas metas como leões, mas possuem a humildade de cordeiros. Tipo muito raro, “o” líder coloca a empresa como prioridade, chama as responsabilidades para si e é generoso para dar créditos.

6) Cuidadoso

Não repetir padrões simplesmente porque são comuns é a principal característica desse líder. Por isso, este tipo de líder está em busca constante de mudança e benefícios. Ele presta atenção, analisa e escuta as pessoas ao seu redor, em busca de respostas melhores e perguntas mais inteligentes.

7) Narcisista

Estas são pessoas difíceis de lidar, pois costumam não escutar, não aprender e não ensinar. Mas, mesmo assim, é possível identificar neles algumas características positivas. Gestores narcisistas podem ser extremamente produtivos em períodos de crise e atrair seguidores por conta de suas visões objetivas.

8) Determinados

Desculpas não é o forte dos líderes determinados. A situação possui informações insuficientes? Isso não é obstáculo para o líder determinado, eles tomam decisões assertivas em qualquer tipo de situação. O grande ponto de destaque deste tipo de gestor é que este possui uma disposição mental apurada e contamina positivamente os integrantes da sua equipe com seu trabalho!

9) Contagiantes

Você é um líder contagiante? Tenha bastante atenção com esta dica: este tipo de gestor deve tomar muito cuidado com seu comportamento e disposição. Com facilidade, a partir de suas determinações, ele influencia a postura de todos os integrantes de sua equipe. Portanto, lembre-se: manter-se inspirado, claro e firme em suas estimas é muito importante, pois seus liderados irão se sentir da mesma forma.

10) Servo

Agir por meio do exemplo é a principal característica deste tipo de líder. Como o título sugere, liderar para ele significa poder servir melhor. Esse tipo de direção cria atmosferas profissionais muito boas e inspiradoras, onde as pessoas entendem que os fatos e os valores não são mais importantes que os seres humanos.

11) Contador de histórias

O que pode transmitir mais inspirações do que dados ou metas? Para este tipo de líder, a resposta é simples: as histórias. Saber invocar o tipo certo de sentimento em seus liderados por meio de histórias verdadeiras e com significado pode ser a chave para que eles se sintam motivados nas situações mais difíceis. Este gestor já aprendeu esta técnica e a usa a seu favor.

12) Investidores

O líder investidor sabe identificar quais são as aptidões de cada um de seus colaboradores e investir nessas desenvolturas para que toda a equipe possa crescer. Dessa forma, toda a equipe tem a ganhar junto com a produtividade individual.

13) Tribal

Para finalizar, falamos do líder tribal: este gestor consegue unir os valores e costumes de cada um da equipe e formar uma tradição comum em que todos se sentem confortáveis e ligados para realizar as suas atividades.

E você? Com que tipo de perfil você se identificou? Reconheceu seus amigos em algum ou alguns dos perfis apresentados? Lembre-se de que você pode se motivar e inspirar-se nestes tipos de líderes, assimilando o que cada um deles tem de mais positivo, e ser um gestor ainda melhor.

Fonte: Universia e Administradores

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!