30/04/2017

Gasolina, diesel e álcool: qual a diferença?

Você é daqueles que na hora de abastecer o carro, observa a lista de diferentes tipos de combustíveis e fica se perguntando qual a diferença entre eles? Você não sabe de onde cada tipo vem, como atuam no motor e quando devem ser utilizados? No post de hoje, você vai aprender as principais diferenças entre gasolina, diesel e álcool. Confira!

Os combustíveis variam de acordo com sua origem

A primeira diferença entre gasolina, diesel e álcool é a forma como são originados. Gasolina e diesel são gerados através do petróleo (origem fóssil), enquanto o álcool é formado a partir da cana-de-açúcar (origem vegetal). O biodiesel, por sua vez, é produzido a partir de gordura animal, plantas oleaginosas e resíduos de óleo usados em fritura.

Cada combustível afeta o motor de maneira diferente

Com o uso da gasolina, a combustão no motor é incompleta e feita por velas. Com o diesel, a combustão também é incompleta, mas acontece por compressão. Ao contrário destes dois, com o álcool, a combustão é completa, feita através de alta taxa de compressão que gera gás carbônico e água.  Quanto maior a taxa de compressão, maior energia é gerada, fornecendo mais potência e economia.

Os níveis de poluição variam para cada combustível

Ao utilizar cada tipo de combustível, seu veículo lança na atmosfera diferentes tipos de substâncias. O álcool, por causa de sua origem vegetal, é o menos poluente quando comparado à gasolina e ao diesel.

Para amenizar a poluição do meio ambiente, o ideal é utilizar alguns elementos que auxiliam na redução de emissão dos gases, como catalisadores e filtros, além de tecnologias como a injeção eletrônica, que permite uma queima mais completa do combustível e proporciona menor emissão de gases.

Veículos leves e pesados exigem combustíveis diferentes

Gasolina e álcool são utilizados para abastecer veículos leves, como carros e motos, enquanto o diesel é utilizado como combustível em veículos pesados e que percorrem maiores distâncias, como caminhões e ônibus.

Cada combustível possui características e vantagens que variam a cada caso. Se tiver dúvidas na hora de abastecer seu veículo, procure informações com profissionais de qualidade e que tenham conhecimento para te ajudar a fazer a escolha certa.

Agora que você já conhece diferenças entre gasolina, diesel e álcool, confira dicas de como economizar o combustível do veículo!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!