07/06/2013

quem é especialista Tecnologia auxiliando o trânsito (e te deixando mais feliz)

Ah, a tecnologia! O que seria de nossa vida sem ela? Muitas pessoas sequer conseguiriam sair de suas casas sem o uso de aplicativos. Por sinal, existem os mais diversos tipos e com as mais diversas funções que vão desde agendas, despertadores, bloco de notas, redes sociais e, é claro, aplicativos que podem ajudar no trânsito.

Com os engarrafamentos e a vida intensa que temos, fica difícil calcular, por exemplo, o trajeto que levamos de casa para o trabalho, ou para a faculdade. Nós sabemos a hora que vamos sair, mas é muito difícil prever a hora que iremos chegar. Isso porque muitas variáveis podem influenciar nesse trajeto e podem fazer com que até o mais tradicional e conservador dos londrinos se atrase. Um grande exemplo da influência dessas variáveis a gente vê em períodos chuvosos. Choveu, engarrafou. É quase uma regra, não é mesmo? Mas isso não acontece somente em dias chuvosos. Em épocas ensolaradas pode estar acontecendo uma obra naquela avenida que você costuma passar e aí, tudo para.

O problema da locomoção já é uma realidade e foi pensando nesse tipo de situação que determinados aplicativos foram criados. Em um mundo digital e cada vez mais conectado, é essencial olhar para a tecnologia como um auxílio nessas dificuldades. A possibilidade de compartilhar informações sobre determinados trechos, avisar sobre acidentes, vias paradas e afins não pode ser descartada. É com este pensamento que trouxemos para vocês, amigos e parceiros da LM, os principais aplicativos que podem ajudar e otimizar a sua vida no trânsito:

O Waze é o sucesso do momento. É um GPS que permite compartilhamento de informações sobre trechos do trânsito. Ele mistura as funções de geolocalização com facilidades e interações das redes sociais. Imagine: Você está no trânsito, no meio de um engarrafamento monstruoso e resolve procurar um trecho alternativo e com menos fluxo. O Waze lhe permite isso. Ainda lhe dá a possibilidade de conversar com pessoas que estejam naquele local. Além disso, o Waze possibilidade um sistema de evolução de avatares que faz com que haja uma espécie de competição sadia, ou seja, quem ajuda mais o próximo evolui mais. Mas tem um porém, o aplicativo depende da atenção do condutor e pode dispersá-lo. Portanto, cuidado ao utilizá-lo.

Tem dificuldades para controlar o consumo de combustível em seu veículo? Então o FuelLog é o aplicativo ideal para você! O programa ajuda no gerenciamento e controle do consumo de combustível em automóveis. E não é só isso! O Aplicativo possui módulos auxiliares que permitem que o condutor cuide de outros gastos como a manutenção do veículo, pedágios, estacionamento e até o seguro.

O sistema funciona da seguinte forma: ao inserir a data da última manutenção, por exemplo, o aplicativo mandará notas ao usuário toda vez que a revisão do veículo estiver pronta. Ideal para você que tem dias corridos e acaba esquecendo a data da manutenção de seu carro, não é mesmo?

Finalizando os aplicativos, temos o My Cars. O sistema segue o mesmo conceito de atuar como um centro de informações sobre os automóveis, com uma ressalva: ele monitora mais de um veículo, o que é excelente para quem tem mais de um carro em casa.

Com o My Cars é possível perceber a eficiência do combustível de cada veículo da casa, assim como os quilômetros rodados. Excelente para você que quer saber se seu filho está gastando de forma correta a gasolina que você colocou no carro que ele vai para faculdade.

Se você gosta de analisar gráficos, ficará ainda mais contente e satisfeito com o aplicativo, que lhe permite a leitura das informações através de diversos tipos de gráficos. A grande desvantagem do app fica por conta da inserção dos dados, que é totalmente manual.

Estes são os aplicativos que podem ajudá-lo a sofrer menos com o stress do trânsito. Você conhece mais algum? Deixa a dica aí pra a gente!

Agora, o mais importante: você JAMAIS deve utilizar o celular enquanto dirige, ok? Pode usar na hora do engarrafamento, sempre atento ao fluxo, mas nunca enquanto dirige. 😉

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!