29/03/2018

Ranking Brasil – Mulher, do Great Place To Work (GPTW)

A LM Frotas está entre as 40 melhores empresas para as mulheres trabalharem no Brasil. A companhia baiana foi uma das eleitas para integrar o Ranking Brasil – Mulher, do Great Place To Work (GPTW). Segundo a organização do ranking, foram mais de 300 inscritos na categoria até 999 funcionários, onde a LM Frotas está inserida. A premiação ocorreu em São Paulo, nesta terça-feira (27).

O Grupo LM como um todo conta com um total de 790 integrantes, sendo 36% do efetivo formado por mulheres. Dos 364 funcionários da LM Frotas, 160 são mulheres, totalizando 44% do quadro. Entre as lideranças da companhia, 37% são femininas, 16 líderes no total.

Na Bravo Caminhões e Ônibus, uma das empresas do Grupo que atua no segmento de comercialização de veículos pesados, a diretoria foi assumida, desde 2015, por uma mulher. Alessandra Lobo salienta que a participação da mulher vem crescendo não apenas na Bravo, como no segmento como um todo. “O desafio de atuar em segmentos tradicionalmente ‘masculinos’ ainda é grande. Por isso, buscamos na Bravo e no Grupo LM, promover a inclusão de mulheres em diferentes áreas, impactando positivamente na sociedade”, ressalta Alessandra.

Aurora Mendonça destaca que, como mulher e como sócia-fundadora da empresa, sempre foi muito clara a importância de dar oportunidades iguais para homens e mulheres que trabalham na companhia.

“A inclusão de mulheres no quadro operacional e ascensão a cargos de liderança nas empresas são fundamentais para que possamos criar uma sociedade equilibrada, cada vez mais justa, que passa a enxergar a mulher com respeito e que lhe dá a oportunidade de crescer. Obter o reconhecimento do GPTW Mulher é motivo de muito orgulho para nós, pois atesta o trabalho contínuo que desenvolvemos com nossas integrantes”, enfatiza.

Para Reveca Cardonski, gerente de Recursos Humanos e Jurídica, umas das lideranças femininas do Grupo LM, o Ranking GPTW Mulher representa o reconhecimento do que foi realizado ao longo da história do grupo: dar oportunidade, desenvolver e reconhecer talentos, entendendo e valorizando as diferenças, independente de gêneros.

“Para nós, estar entre as empresas premiadas no Brasil é motivo de grande orgulho e só reforça aquilo que trazemos com nossos valores: verdade e ética na construção das nossas relações, gerando um ambiente de confiança, de respeito, transparência e oportunidade para nossas integrantes”, pontua.

Metodologia – Para eleger as premiadas do GPTW Mulher, é realizada uma pesquisa com todo o quadro funcional, que avalia se a empresa possui um excelente ambiente de trabalho. Além disso, a corporação responde um extenso questionário que busca entender as práticas, ferramentas e ações desenvolvidas por ela e que possuem o objetivo de transformar o ambiente de trabalho de maneira positiva.

A empresa também informa dados referentes ao efetivo, e é levado em consideração a quantidade de mulheres que trabalham na empresa e o percentual de lideranças femininas.

Dentro da LM Frotas, são desenvolvidas ações para que as mulheres tenham oportunidades de crescer para além do nível gerencial. O trabalho começa desde o momento de recrutamento, no qual se busca incluir mulheres nos processos seletivos das diferentes áreas na empresa.

“Além disso, proporcionamos um ambiente de trabalho livre de preconceitos, onde as mulheres são incentivadas a lutar pelos seus sonhos e inovar para fazer a diferença. Aqui não há distinção salarial entre gêneros que ocupam o mesmo cargo e buscamos, sempre que necessário, facilitar a jornada de trabalho para que todos possam manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Hoje, temos mulheres como diretoras, gerentes, coordenadoras, supervisoras, em áreas administrativas e operacionais, e o desafio constante de oferecer oportunidades contínuas de desenvolvimento e crescimento para todas elas”, destaca Reveca.

 

Uma história de crescimento

Aos 21 anos, Nívea Improta foi contratada pela LM Frotas como estagiária. Foi o começo de uma carreira que já dura 14 anos dentro da empresa, onde ela encontrou oportunidades para crescer.

“Um ano depois eu fui contratada como analista, passei para supervisão, cheguei a coordenação e hoje respondo pela contabilidade da empresa”, comenta Nívea.

Ela destaca que gosta muito de trabalhar na empresa, onde percebe um lugar com cargos muito bem distribuídos e oportunidades para todos.

“É uma empresa na qual não se vê discriminação de nenhum tipo e que, dentro do setor de transporte, ainda muito masculinizado, quebra com este estigma, dando oportunidades para todos que desejam crescer”, aponta.

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • obrigado enriquecendo

    arpKea - 3 abr 2018 Responder