08/06/2017

Redução de custos com a frota: cuidados com os pneus

Os gastos com pneus são responsáveis por grande parte das despesas com as frotas. Por isso, é importante adotar algumas medidas para aumentar sua vida útil e reduzir custos. Uma boa gestão de pneus da frota corporativa pode trazer inúmeros benefícios, não apenas em relação aos custos, mas também em questões de segurança.


Manutenção e condução do veículo impactam a vida útil dos pneus

Duas coisas impactam diretamente o desgaste dos pneus: manutenção e direção adequadas. Cada uma delas envolve uma série de ações que devem ser feitas para prolongar a vida útil deste acessório. Confira algumas dicas que te ajudarão a reduzir os custos com pneus.


Fique atento à manutenção

Realizar manutenções preventivas é uma das formas de prolongar a vida útil dos pneus e evitar gastos com troca antes da hora, por exemplo. Confira algumas dicas de manutenção para reduzir os custos com pneus:

Calibragem – a pressão de ar é fundamental para a vida útil dos pneus. Mantenha-os sempre calibrados de acordo com a pressão indicada no manual do fabricante do veículo;

Alinhamento – o desalinhamento do eixo dianteiro do veículo, que pode ser causado por impactos em buracos e irregularidades nas estradas, pode provocar mais desgaste em um pneu que em outro. Por isso, faça o alinhamento a cada 10 mil quilômetros rodados, quando sofrer algum impacto ou no momento de troca dos pneus.

Balanceamento – rodas mal balanceadas causam desgaste irregular dos pneus e de outros componentes mecânicos, como a suspensão. Ao notar alguma destas características, além de perda de tração e vibrações ao dirigir, ou a cada 10 mil quilômetros rodados, faça o balanceamento.


Capacite seus motoristas

Outro fator que influencia a duração da vida útil do pneu é a forma como o veículo é conduzido. Por isso, é importante que você capacite seus motoristas para desempenhar essa função com eficiência.  Veja algumas dicas:

Aceleração: parar com o pneu esterçado contra a guia, o que pode gerar cortes na borracha, devem manter distância da sarjeta, para não raspar a banda lateral, e evitar estacionar em marcas de óleo, que ataca a borracha.

Pneus: são responsáveis por muitos dos custos com a frota, assim como o combustível. Mas, com manutenção e condução adequadas, é possível prolongar sua vida útil e reduzir custos com trocas antes da hora. Mas, lembre-se: quando chegar o momento ideal de troca, nada de deixar para depois!

Gostou das dicas? Agora, saiba como economizar o combustível do veículo!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!