30/03/2018

Setas do carro, como utilizá-las corretamente?

É comum encontrarmos no dia a dia do trânsito motoristas que mudam de faixa sem sequer sinalizarem antes. Infelizmente este é um fato corriqueiro e que, inclusive, é responsável por muitos acidentes. Sendo assim, o Blog LM traz algumas dicas  de como utilizar as setas de seu carro de forma eficiente e, assim, ser um motorista ainda mais defensivo.

Mas, afinal, qual o grande objetivo da utilização das setas? Simples, é informar os demais motoristas da sua intenção de alteração de percurso e isso proporciona maior segurança no trânsito.

Conhecendo a definição, colocamos a seguinte situação: você está circulando tranquilamente pela pista da direita, quando, de repente, avista um obstáculo à frente. O que você faz?

– Primeiramente, é preciso demonstrar sua intenção de mudança de faixa para os demais motoristas, sinalizando o lado para o qual você pretende ir.

– Ao sinalizar, é recomendado que se observe os retrovisores para ter certeza de que o caminho está livre e de que será feita uma manobra segura.

–  Após tudo verificado, o deslocamento deve ser feito. Quando o mesmo for realizado, é necessário que a seta seja desativada para que não confunda os outros motoristas.

Pontos importantes:

Como dito acima, é imprescindível que sua conversão seja sinalizada ou que a troca de faixa seja sinalizada com antecedência através da utilização da seta.

Ao ver outro carro dando seta, mantenha distância do veículo para que não cause nenhuma dificuldade de manobra ao outro motorista.

Se você está a pé, procure sempre utilizar as faixas de pedestres com sinal para atravessar as ruas e avenidas, pois elas serão mais seguras para sua locomoção.

Caso não haja faixas no local em que você estiver, fique atento ao fluxo de carros e aguarde para que ele diminua, observando sempre a sinalização dos carros que ainda estão vindo na direção em que deseja atravessar.

Dica para os ciclistas e motociclistas:

Fique sempre atento à seta dos carros e procure manter distância dos demais veículos para ter uma locomoção segura.

Como podemos ver acima, a seta é um dos itens mais defensivos e gentis do carro. A utilização dela de forma correta poderá evitar dores de cabeça e contribuir para um trânsito mais seguro.

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!