20/09/2011

Tecnologia Euro 5 chega ao mercado brasileiro de caminhões

Na última sexta-feira, a MAN Latin America apresentou no Rio de Janeiro a nova linha de motores para caminhões e ônibus da Volkswagen, que já conta com a tecnologia Proconve P7 – mais conhecida como Euro 5.

A tecnologia Euro 5, corresponde às novas exigências ambientais feitas pelo governo, que visam limitar o escapamento de partículas de gases poluentes na atmosfera. Para tanto, os caminhões deixam de utilizar o diesel S1800 para usar o S50, o que exige configurações diferentes em seus motores.

As montadoras do mercado já se prepararam para atender a essas medidas que passam a valer a partir de 1° de janeiro de 2012. A MAN Latin America, através da Volkswagen, disponibiliza duas opções de motores que atendem às exigências da Euro 5, uma vez que trabalha tanto com a tecnologia SCR (que utiliza o componente ARLA 32) como a EGR (que dispensa o ARLA 32). Apesar dessas mudanças, o sucesso na limpeza dos gases de combustão dependerá da oferta de diesel S50 nos postos de combustível.

Toda essa mudança demanda um grande investimento por parte das montadoras, que precisam repassá-lo para os compradores por meio de aumento de, aproximadamente, 15% no valor dos veículos. Os caminhões e ônibus da Volkswagen se diferenciam, pois não são dependentes do componente ARLA 32, o qual ainda não conta com uma regulamentação para sua distribuição e pode aumentar ainda mais os recursos financeiros investidos para essa adaptação.

Além de cumprir todas as normas da Euro 5, os caminhões e ônibus da nova linha da Volkswagen passaram por melhorias significativas que refletirão na melhoria do trabalho do motorista.

Para mais informações sobre a Euro 5, clique aqui.

Fonte: Automotive Business

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja o primeiro a comentar!