21/04/2014

Tipos de clientes

Que tipo de cliente você é? Aposto que você ficou curioso com essa pergunta e talvez nem saiba respondê-la, não é mesmo? O Blog da LM está aqui para ajudá-lo a descobrir com qual tipo de cliente você mais se identifica. Compilamos alguns tipos de clientes mais comuns no dia-a- dia empresarial e trouxemos para vocês.

Começaremos pelo tipo de cliente simpático.

Este tipo de cliente é um dos melhores, eles costumam deixar o ambiente descontraído, se relacionam muito bem com os vendedores, estão sempre alegres e sorrindo. Parecem até que vão comprar a loja inteira, ou ao menos aquele produto/serviço que estão observando. A melhor forma de lidar com esse tipo de pessoa é sendo como ela. A conversa deve ser alegre e descontraída, ela deve se sentir bem recebida, mas não se deve ter a ilusão de que o negócio está fechado antes da hora. O principal ponto é não deixar que a conversa se disperse, mantenha sempre o foco.

Existe, também, o cliente impulsivo.

Este tipo de cliente é totalmente imprevisível e gosta de mandar. Por pensar de forma rápida, pode vir a atrapalhar a apresentação de um produto/serviço com interrupções, fazendo com esta seja desconexa e, por vezes, sem sentido. A melhor forma de lidar com este tipo de cliente é se adequar ao seu jeito ágil e flexível. Você precisou passar alguma informação para ele? Seja rápido e preciso, dê a informação e retome o seu ritmo.

O cliente cético é muito desconfiado. Será que você se encaixa nesse perfil?

A primeira dica é mostrar o valor agregado do que está sendo vendido. Este tipo de cliente gosta de saber porque está adquirindo determinado produto/serviço e qual o retorno que ele terá com essa transação. O mais importante é não dar ponto sem nó. É ideal evitar características que não possam ser comprovadas de forma precisa. O melhor mesmo é conseguir depoimentos de outros clientes, pois funcionam bem com o cliente cético.

O que falar do cliente metódico?

Como o próprio nome já diz, este tipo de cliente é extremamente detalhista. Ele é capaz de perguntar os mínimos detalhes do serviço que a sua empresa está oferecendo. Esse tipo de cliente procura saber quais os impactos do produto que está sendo obtido. A melhor forma de tratá-lo é sendo meticuloso na apresentação, pois seu processo de decisão é minucioso e estudado. É essencial identifica-lo logo no início da conversa.

O cliente indeciso é caracterizado pela insegurança, que é o principal obstáculo a ser vencido. É neste perfil que você se encaixa?

Ele, geralmente, não gosta de tomar decisões sozinho, sempre procurando a opinião de um amigo, colega e às vezes até de desconhecidos. O negociante deverá estar preparado para decidir pelo cliente, inclusive. Ser mais assertivo na apresentação do serviço é uma das vantagens que podem ser obtidas nesse tipo de diálogo. Ao terminar a negociação, é interessante enfatizar que “ele” (o cliente), fez um excelente negócio e que “ele” tomou a decisão certa. 🙂

E o cliente indiferente?

Este tipo de cliente não costuma demonstrar emoções durante as apresentações. Sendo muitas vezes fechados e precavidos. A melhor estratégia para lidar com esse tipo de público? Seja inquisitivo, faça muitas perguntas, abertas para força-lo a falar e trazer alguns ganchos que possam ajudar na negociação.

O cliente protelador deixa tudo para amanhã!

Sabe aquele que parece que vai fechar uma negociação, mas acaba dizendo “vou ver essa situação com o meu sócio e retorno amanhã”? Este é o cliente protelador. A melhor forma de lidar com ele é sendo incisivo e emocional, demonstrando a perda que ele terá caso não adquira o serviço/produto naquele momento.

O cliente exigente é aquele que afirma que já conhece tudo do assunto.

É ele quem comanda a apresentação. Ele está ali para comprar e não quer que o vendedor venda. Como dialogar com ele? Seja passivo, utilize o ego ao seu favor, elogie suas conquistas e deixe claro como o seu serviço fará da empresa dele muito melhor do que já é.

O cliente prático!

Esse cliente, como o nome já diz, é decidido, confiante e não gosta de rodeios. Ele foi ali para comprar e não quer muito coisa além disso. Como negociar com ele? Simples. Seja objetivo! As respostas de quem apresenta um produto a um cliente prático precisam ser claras e devem passar confiança e credibilidade.

Finalizando os tipos de clientes trouxemos o vendedor.

Sim, o vendedor! Esse tipo de clientes conhece bastante de vendas e adora falar sobre isso. Em alguns casos, ele conhece o produto mais até que o próprio vendedor. Dica: não fique elogiando e muito menos faça rodeios para negociar com este tipo de consumidor. Vá direto aos benefícios do seu serviço e não esqueça de ser bastante profissional na sua apresentação.

Descobriu em qual tipo de cliente você se encaixa, ou quer acrescentar mais algum? Tem alguma dica especial de como lidar com estes tipos de clientes?

Fontes – http://colunas.revistapegn.globo.com/extrememakeover/2012/09/17/10-tipos-de-clientes-e-como-se-dar-bem-com-eles/
http://www.infoescola.com/administracao_/tipos-de-clientes/
http://darleisimioni.blogspot.com.br/2011/06/tipos-de-clientes.html

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