04/04/2019

Você sabe o que é o virabrequim?

Em um motor de combustão, há várias peças mecânicas fundamentais para que todo o sistema tenha um bom funcionamento. E o virabrequim é uma delas. Mas afinal, o que é o virabrequim? Virabrequim, girabrequim ou árvore de manivelas, você já ouviu falar?

O motor de combustão do seu carro queima a mistura de ar e combustível com o objetivo de colocar o automóvel em movimento. Mas, para que isso aconteça, é preciso que a energia que vem da queima seja transformada em torque. Esta “árvore de manivelas” traz várias seções defasadas que se conectam aos pistões da máquina. Por isso, tomam os movimentos de sobe e desce dos êmbolos e os transformam em rotação. A peça tem contato com uma área muito quente do carro, por isso a sua composição é feita de metais duros, geralmente de aço forjado, mas podendo ter concentrações de outros elementos. Dessa forma, o virabrequim consegue suportar o trabalho pesado e não sofre tantos desgastes com outras rotações.

Fonte: https://www.canaldapeca.com.br/blog/o-que-e-virabrequim-como-funciona/

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Veja se pode me ajudar, nesse diagnostico: veiculo passou por uma rua alagada aconteceu o seguinte dano: A correia dentada danificou e a engrenagem do virabrequim quebrou alguns dentes, houve causo hidraulico e qual o diagnostico?

    RUY Guilherme - 8 abr 2019 Responder
    • Ruy, nesse caso, sugerimos que procure um mecânico especializado.

      grupolm - 18 abr 2019 Responder